Imprimir Enviar para um amigo
Skip Navigation Linkshome > Faculdade

Faculdade

Quem Somos

A Escola Superior de Administração e Gestão (STRONG ESAGS) é vinculada à STRONG e foi criada, em 2000, com a missão de preparar capital intelectual para as empresas e o mercado de negócios.

A STRONG ESAGS oferece as graduações em Administração, Economia (com Certificação de Qualidade FGV), Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda, sendo o curso de Administração o primeiro do Brasil a obter a certificação, em 2005.

A nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), por três vezes consecutivas em Santo André e na primeira e única participação de Santos, é outro diferencial importante da instituição. O resultado é consequência da qualidade do ensino oferecido na Escola de Negócios e do compromisso da instituição na formação de líderes vencedores.

Prova disso é o alto índice de empregabilidade: cerca de 96% dos alunos atuam em empresas nacionais e multinacionais.

O aluno que escolhe a STRONG ESAGS para preparar-se para o mercado de trabalho tem ainda a oportunidade de participar de intercâmbios culturais. Isso porque a instituição tem parceria com universidades renomadas, no exterior, para oferecer cursos de idiomas, extensão e um módulo internacional proporcionando aos estudantes a ampliação do conhecimento e uma vivência diferenciada.

A faculdade investe constantemente em estrutura, corpo docente e conteúdo atualizado com as exigências da demanda das empresas, com a proposta de figurar sempre entre as melhores escolas de negócios do País.

Missão, Visão e Valores

A Missão da STRONG ESAGS é promover ensino de qualidade e o desenvolvimento integral do indivíduo, visando sua auto-realização e inserção social como agente de mudanças. Formar profissionais reflexivos, críticos, com capacidade elevada de deliberação, visão empreendedora, generalista, multidisciplinar, dotados de habilidades, competências e conhecimentos valorizados e reconhecidos pelas organizações nos mercados em que atuem. 

A Visão da STRONG ESAGS é consolidar-se como a mais conceituada Instituição de Ensino Superior particular da Região, reconhecida como centro de excelência na formação de profissionais com alto nível de empregabilidade. 

Nas ações são valorizados:

- o diálogo como instrumento de soluções;

a qualidade no ensino;

- a ética, a moral, a solidariedade e a integração social;

- a liberdade com disciplina e responsabilidade.

Diferenciais


Excelência no ensino
O compromisso com a excelência do ensino e o aprendizado do aluno sempre esteve presente em nossas ações.

Avaliação máxima do MEC
Curso de Administração reconhecido pelo MEC com Conceito Muito Bom, o máximo da avaliação; nota máxima (5) no ENADE nas três avaliações em que os alunos participaram em Santo André (2006, 2009 e 2012) e na primeira vez em Santos (2012); entre as 4 melhores faculdades de administração do Estado de SP; a Escola é a única nas regiões do ABC Paulista e Baixada Santista presente no Grupo de Excelência das Instituições de Ensino de SP, cursos de Administração e Economia com Certificação de Qualidade da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Centro de Treinamento Microsoft
Um dos primeiros Centros Microsoft IT Academy para treinamentos exclusivos de tecnologia Microsoft aos alunos.

Parcerias Internacionais
A Escola é parceira de importantes universidades internacionais localizadas nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Itália e Angola para oferta de cursos de idiomas, extensão e um módulo internacional. 

Infraestrutura com modernos equipamentos
Todas as salas de aula são climatizadas e têm projetores multimídia com sistema de sonorização, microfone e aparelho de DVD, acesso Wi-Fi e os laboratórios com notebooks e computadores exclusivos para aulas de produção.

Aulas eletivas em inglês
Nos dois últimos módulos, os alunos podem escolher participar das aulas eletivas, que são lecionadas em inglês, idioma obrigatório para quem pretende atuar no mundo dos negócios.

Atividades complementares e trabalhos interdisciplinares
O ensino vai além da sala de aula, uma vez que os alunos são estimulados a desenvolverem projetos e pesquisas de campos. O currículo integra o Trabalho Acadêmico de Iniciação às Práticas Administrativas (TAIPA) e a Revista Estudos e Negócios, com periodicidade semestral.

Cursos gratuitos
Uma das 200 melhores instituições de ensino do mundo a integrar o consórcio OpenCourseWare (OCW), movimento idealizado pelo Massachussets Institute of Technology (MIT) com o objetivo de oferecer de forma gratuita conteúdos didáticos pela web.

STRONG ESAGS Junior 
Trata-se de uma empresa criada para os jovens oferecerem às micro e pequenas empresas consultoria e assessoria empresarial a partir de diagnósticos e planos de ação que vão formatar aos empresários.

Professores atuantes no mercado
Profissionais altamente qualificados e atuantes no mercado de trabalho fazem parte do quadro de profissionais selecionados para compartilhar o conhecimento com os futuros gestores.

Bibliotecas automatizadas com sistema Sophia Biblioteca
O acervo contempla cerca de mil títulos de diversas áreas do conhecimento. A ênfase são os segmentos de ciências sociais e ciências aplicadas, devido às características dos cursos oferecidos nas unidades. O sistema Sophia permite o usuário realizar pesquisas em terminais localizados nas bibliotecas ou pelo catálogo on-line, com informações adicionais e detalhes da obra, número total de exemplares, status (se o livro está emprestado), situação do usuário na biblioteca (histórico do usuário, multas pendentes), além de validar a renovação e reserva de livros.

Processo Seletivo diferenciado 
A seleção dos melhores alunos é feita no Vestibular. Os vestibulandos precisam tirar 50 pontos ou mais para serem aprovados. A regra também é válida para os estudantes que prestam o Enem. 

Bolsa de estudos de até 50%
Alunos que têm nota acima de 70 pontos no Vestibular ou no Enem garantem bolsa de estudos de até 50% nos quatro anos da faculdade.

Membro da AACSB International
A AACSB International é uma das mais renomadas organizações de acreditação internacional amplamente considerada como o nível mais elevado de certificação de escolas de negócios. A certificação assegura aos alunos, pais e ao público que uma instituição de ensino superior está adequada aos padrões de qualidade baseados nas mais recentes pesquisas e na prática profissional. E tornam as pessoas mais competitivas no mercado de trabalho.

96% de empregabilidade
Os alunos da STRONG ESAGS saem preparados para encarar o mercado de trabalho, um universo representado por 96% dos nossos estudantes em empresas nacionais e multinacionais, além dos que abriram o próprio negócio.

IGC
Em 2012, a STRONG ESAGS alcançou a pontuação máxima do IGC (Índice Geral de Cursos). Com cinco pontos, a Faculdade está na 11ª posição no ranking  de melhores Faculdades do Brasil, conforme o índice do MEC. 



Certificação FGV

O Programa de Certificação oferece aos alunos à experiência acadêmica da FGV, a estrutura curricular e o conteúdo básico das aulas. Ao final do curso, o estudante terá um diploma da STRONG ESAGS com a Certificação de Qualidade FGV.
O curso de Administração da STRONG ESAGS foi o primeiro do Brasil a obter a Certificação de Qualidade FGV. Já o curso de Economia, obteve a Certificação no primeiro do ano do Programa.


Avaliação do MEC

A qualidade dos serviços e dos produtos oferecidos pela STRONG ESAGS têm amplo reconhecimento no mercado educacional. Em 2005, a Graduação em Administração foi reconhecida pelo MEC e recebeu o conceito CMB - Conceito Muito Bom, nota máxima de avaliação.

Em 2006, o MEC divulgou um novo resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), e os alunos da STRONG ESAGS obtiveram nota máxima.

Em 2009, o fato repetiu-se e a STRONG ESAGS conquistou pela segunda vez consecutiva a nota máxima no ENADE, e a graduação em administração rendeu à faculdade a indicação de um dos quatro melhores cursos de administração do Estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC).

Mais uma boa notícia em 2011: a Escola de Negócios classifica-se no Grupo de Excelência e está entre as instituições de ensino superior, do Estado de São Paulo, mais bem avaliadas pelo IGC do Inep/MEC.

Recredenciamento da STRONG ESAGS no ABC 

Credenciamento da STRONG ESAGS na Baixada Santista 

Parceiros

A STRONG ESAGS é um Centro Microsoft IT Academy, onde oferece treinamento em tecnologia Microsoft para seus alunos. Os cursos preparam os estudantes para obter uma certificação reconhecida pelo mercado por meio da adoção de material autorizado e currículo desenvolvido para o programa Microsoft Office Specialist.

A Escola de Negócios também mantém convênio com instituições renomadas, do exterior, com o objetivo de proporcionar desenvolvimento profissional, cultural e pessoal aos alunos. Os estudantes da instituição podem participar de programas de intercâmbio cultural em cursos de 4, 8 e 10 semanas, além da possibilidade de cursar disciplinas com duração de no mínimo um período letivo, que poderão compor o currículo do curso de Administração da STRONG ESAGS.

A STRONG ESAGS também foi aceita como membro da AACSB International - The Association to Advance College Schools of Business - uma das mais renomadas organizações de acreditação internacional para escola de negócios. O reconhecimento proporciona ao aluno assimilar técnicas avançadas de coleta e análise de dados e complementa a formação analítica do estudante com temas sofisticados de gestão empresarial.

Responsabilidade Social

Crescer com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental é um dos pontos-chave da STRONG ESAGS. A instituição incorporou ações que contribuem com a qualidade de vida das futuras gerações e do planeta.

Entre elas o sistema de reciclagem dos resíduos gerados espalhados nas unidades, como forma de sensibilizar alunos e colaboradores para o descarte correto do lixo, uso consciente da luz e água nas dependências da faculdade.

Além da reutilização da água da chuva, na unidade Santos, e a doação de alimentos não-perecíveis arrecadados em palestras e eventos organizados pela instituição e destinado a projetos sociais das cidades onde atua.

CPA

Conheça a CPA - STRONG ESAGS Santo André

DOCENTES

Marco Antonio Frabetti* - Presidente da CPA

Eduardo Henrique Becker Degl Iesposti


DISCENTES

Cristiano de Barros Caris 

Willians Santini


TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Juliana Peristrello Paukoski

Rosaura Oliveira da Silva Feijó


SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

Isley Regina Basile

Irene de Santi


Conheça a CPA - STRONG ESAGS Santos

DOCENTES

Ricardo Hussein Nahra Hammoud - Presidente da CPA

Sergio Paulo Muniz de Araujo


DISCENTES

Julia Neri Silva

Regiane Nascimento dos Reis


TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Angela Paula Agra Acioli Lins

Ana Carolina de Araújo Rodrigues Liendo


SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

Andréa de França Magalhães Costa

Daniel Rodrigo da Silva Liendo


Atribuições da CPA

Rever e aperfeiçoar, constantemente, o projeto acadêmico e sócio-político da Instituição, promovendo a permanente melhoria da qualidade e pertinência das atividades desenvolvidas.

Utilizar com ética e eficiência os recursos e humanos e materiais da Instituição para que sejam traduzidos em compromissos científicos e sociais.

A partir deste objetivo geral é possível destacar os seguintes objetivos específicos da avaliação emancipatória na STRONG ESAGS:

- Articular comunidade interna e externa num trabalho de avaliação contínua das atividades inerentes à instituição;

- Produzir conhecimento;

- Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;

- Identificar as causas de problemas e deficiências;

- Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;

- Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;

- Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição.


Conheça as dimensões a serem avaliadas


Dimensões a serem consideradas no processo de avaliação:

- Missão e planos de desenvolvimento institucional;

- Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação;

- Responsabilidade social da instituição;

- Comunicação com a sociedade;

- Políticas de pessoal (docentes e técnico-administrativos) e carreiras;

- Organização e gestão;

- Infra-estrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc);

- Planejamento e avaliação (auto-avaliação);

- Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egressos;

- Sustentabilidade financeira.


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

1) Elaboração/Alteração dos Instrumentos: elaboração ou alteração dos instrumentos de coleta e análises de dados e informações pertinentes à avaliação da instituição;

2) Sensibilização: ações de divulgação e conscientização em relação às atividades da CPA;

3) Aplicação das pesquisas: Aplicação dos instrumento de pesquisa junto a alunos, professores e funcionários (avaliação 360º) para coleta de dados e informações;

4) Consolidação dos dados e informações: registro e tabulação dos dados e informações obtidas para análise;

5) Análise e elaboração do relatório: análise das dimensões de análise da CPA e consolidação das informações na forma de relatório;

6) Validação: Reunião da CPA para avaliação das informações e definição das providências a serem tomadas;

7) Providências: aplicação de ações práticas para solução de problemas e melhoria da instituição.


RELATÓRIO CPA 2013 SANTOS

RELATÓRIO CPA 2013 SANTO ANDRÉ

SINAES

Saiba o que é SINAES

O SINAES - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - será composto pela avaliação de três bases: Cursos, Instituições e Alunos.

Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG): visitas in loco de comissões externas.

Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES), em suas 2 etapas:

- Auto-avaliação: coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA);
- Avaliação externa: realizada pelas comissões designadas pelo MEC/INEP.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): para iniciantes e concluintes, em amostras, com definição anual das áreas participantes.

CONAES

Conheça a CONAES

A CONAES é responsável pela concepção da avaliação do ensino superior e possui a função de organizar e tirar um parecer conclusivo. Ela é composta por:

1 representante do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é o órgão responsável pela operacionalização dos processos coordenados pela CONAES);

1 representante da CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior);

3 representantes do MEC;

1 representante do corpo discente, nomeado pelo Presidente da República;

1 representante do corpo docente, nomeado pelo Presidente da República;

1 representante do corpo técnico-administrativo, nomeados pelo Presidente da República;

5 membros indicados pelo MEC, possuidores de notório saber.

Parceiros